Resenha #136 Crise - Robin Cook

19 de julho de 2014

Olá! Mais uma resenha do Mestre do Thriller médico, com uma capa extremamente contextualizada que me atraiu desde o primeiro instante "Crise" mostra a que veio, com uma trama repleta de suspense e ação. Apesar de se tratar do sexto volume de uma série é um livro independente que pode ser facilmente lido e compreendido por aqueles que não leram os volumes anteriores. Para os fãs de Robin Cook e para aqueles que desejam conhecer a escrita do autor, super indico a leitura dessa resenha.

Título: Crise (Jack Stapleton & Laurie Montgomery #06)
Autor(a): Robin Cook
Editora: Record
N° de Páginas: 434
Quando o Dr. Craig Bowman soube que ia ser processado por negligência médica, sentiu-se chocado, furioso e humilhado. Um médico devotado, que suportara duros anos de formação e trabalhara continuamente ao serviço dos outros, tornara-se agora sócio de uma seleta clínica privada, onde podia finalmente oferecer atenção personalizada e tempo disponível aos seus pacientes. Mas esta vida idílica era agora subitamente interrompida, e tudo podia vir a tornar-se ainda pior, muito pior. É então que a sua mulher convoca a ajuda do irmão, o Dr. Jack Stapleton, médico legista em Nova Iorque. Jack aceita ajudar o cunhado, mas, quando sugere que o corpo da paciente seja exumado, ele está a abrir uma caixa de Pandora de problemas. Com a vida e a carreira de Craig Bowman em jogo, Jack está prestes a fazer uma descoberta de tremendo significado legal e médico — e há quem faça qualquer coisa para o impedir de saber a verdade. 

Dr. Craig Bowman, está vivendo uma nova vida pessoal e profissional, pouco tempo após separar-se de sua esposa Alexis com quem tem três filhas, Bowman está envolvido com sua secretária, uma mulher linda que enche o ego do Dr., além disso ele adotou a prática da medicina concierge, que trata-se de um sistema no qual o profissional é contratado por uma astronômica quantia anual para prestar um serviço personalizado. Para Craig a vida não poderia estar melhor, ganhando muito dinheiro e trabalhando bem menos que antes, quando mantinha um consultório. Ele não esperava que sua nova vida perfeita duraria tão pouco. Após um atendimento domiciliar em que a paciente vem a óbito Craig Baowman se vê tendo que lidar com um processado por negligência. Completamente abalado e temendo perder o processo que pode acabar com sua carreira, Craig aceita o conselho de seu advogado e volta para sua esposa, na esperança de passar uma boa imagem perante o juri.

Jack Stapleton é um médico legista renomado, possuidor de uma ampla experiência em desvendar casos através de suas autópsias, entra no caso de Craig a pedido de sua irmã Alexis, apesar de nunca ter gostado muito do cunhado Jack atende o pedido da irmã e se desloca de Nova Iorque até Boston. Ao chegar lá porém, o julgamento já está em andamento. Sob ameaças e risco iminente de vida, Jack não se deixa abalar e mergulha fundo na averiguação do caso, com o desenrolar da investigação Jack irá descobrir vários interesses por trás dessa morte, e quando finalmente desvendar todo esse mistério será responsável por uma grande reviravolta no caso.

Este é o segundo livro que leio do Robin Cook e assim como o primeiro esse me agradou bastante, apesar da trama ter um inicio lento, com o decorrer da estória esse ritmo vai se modificando, conforme Jack inicia sua investigação somos contagiados por sua sede pela verdade (sem sombra de dúvida esse personagem protagonizou as cenas mais envolventes).

Apesar de mantidos os elementos característicos da escrita do autor como suspense e ação, foram dispostos em menor abundancia que em "Terminal", em "Crise", as coisas ocorrem em ritmo mais lento e detalhado, apesar de não atrapalhar a leitura esse fato proporciona um certo cansaço. Mas quem já leu algo do autor ou quem pretende ler deve estar ciente de que essa é uma característica de sua escrita, que se dá de forma ágil e detalhista, proporcionando ao leitor uma visualização ampla dos cenários e personagens que por sua vez são muito bem desenvolvidos, com características próprias e marcantes.

O fato de ser um thriller médico não prejudica a leitura dos que desconhecem termos e situações cotidianas da área, já que de forma fantástica o autor situa muito bem o leitor, descrevendo termos e procedimentos de forma simples e compreensível, sem sombra de dúvida o Cook é o cara do gênero, médico com Doutorado em Patologia Forense pela Universidade de Harvard, o autor possui total domínio da área e reflete isso muito bem em sua escrita, capaz de ligar pontas soltas de forma esplêndida deixou um pouco a desejar no desfecho. Durante toda a trama, Jack realizou descobertas incríveis que me preparou para um final igualmente incrível, porém o autor escreveu um final que não foi congruente com a investigação genial de Jack. Apesar disso recomendo a leitura, pois a trama é bem desenvolvida e após o inicio lento trás um enredo frenético e fascinante.

Bom

Confira esse e outros livros, além de muitas novidades 
legais na Fan Page da editora.

8 comentários

  1. Muito bom a resenha do livro, não conhecia ele, mais sua resenha ta ótima, e pelo que eu li é bem interessante.

    Mixação | Um blog teen para quem pensa mix.

    ResponderExcluir
  2. Olááá!
    Não conhecia o título e mesmo com essa resenha maravilhosa, acho que não faz muuuito meu estilo! Mas ainda bem que nem todo mundo gosta da mesma coisa n;e? :)

    um beeijo Lara
    meusmundosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Temos em comum gostar dos livros Sidney e do Robin hehehehe. Já li vários livros do autor, todos os que tem aqui na biblioteca da minha cidade. Esse infelizmente não tem. Mas pretendo comprar os livros dele ainda e fazer uma coleção.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu amei o livro, e mesmo não fazendo diferença, fico triste de não ler na ordem. ahaha
    E realmente, o autor consegue nos situar bem, mesmo com tantos termos médicos.
    Foi o primeiro livro que eu li dele, e espero ler outros, adorei a narrativa, tudo!
    Beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. OI Del, amei sua resenha conseguiu passar exatamente do que se trata deixando aquele gostinho de quero mais, quando tiver a oportunidade vou atras do meu exemplar ^^
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito dos livros do Robin Cook, ele consegue nos aproximar das questões médicas que fazem parte das suas histórias, além de ser extremamente criativo.
    Já li Coma, Febre, Contágio e Cérebro. Vou colocar esse na minha lista de "quereres" =)

    Abraços!

    Fran

    http://corujadequinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Robin Cook é um dos meus escritores preferidos. Tenho vários livros escritos por ele e esse em particular gostei muito de ter lido. Adorei a sua resenha! Parabéns!
    Abraços!

    ResponderExcluir